quarta-feira, 18 de agosto de 2010

blog criado para postagens reflexivas acerca da história e sociologia na educação de ciências

Por que aprender a ensinar Ciências?


É necessária uma aprendizagem no estudo de ciências, pois o estudo nessa área está um pouco capenga, logo para melhorar essa situação cabe aos novos profissionais criarem um método inovador de ensino.

Para tal, esses profissionais, nos quais me incluo, devem levar para a sala de aula dedicação às pessoas que buscam nos estudos o desenvolvimento pessoal. De forma a criar técnicas mais dinâmicas que possuam alguma relação com a vida cotidiana, descartando métodos inúteis que viriam a causar desanimo no aluno, evitando a evasão escolar.

Logo, estará investindo-se num futuro global e pessoal também. Uma vez que o professor sentir o empenho e vontade de aprender do aluno com certeza terá uma satisfação maior de ensinar.

10 comentários:

  1. Não consigo imaginar como que pessoas conseguem continuar vivendo sem o conhecimento básico de ciências.
    São pessoas que aprenderam a utilizar tudo que vier pela frente sem saber como funciona, ou mesmo sem nem ao mesmo saberem onde pisam.
    Tenho certeza que os profissionais formados pelo IF terão o prazer de ensinar, pois pelo que sei, eles são sedentos pelo conhecimento e por novas técnicas de observar cada AÇÃO ou REAÇÃO, de qualquer forma, que acontece ao redor.

    ResponderExcluir
  2. Be, eu também quero ser professor, e concordo com o teu ponto de vista. Sempre vi muito potencial nos conteúdos abordados em biologia, por exemplo, que por serem mal explorados pelos professores acabavam se tornando maçantes, praticamente resumidos a pilhas de textos para decorar e que não conseguiam realmente nos passar o que estávamos estudando.Acredito que existam muitas alternativas que possam transformar uma aula de ciências em algo realmente lúdico e nem por isso menos didática.E acredito que todo professor deveria buscar utilizá-las.

    ResponderExcluir
  3. Realmente refletir sobre algo que já poderia estar acontecendo há muito tempo é um pouco triste, sobre nossas vidas, do meio em que vivemos ,em simplesmente conhecer a terra onde moramos,mas o que importa é sempre acreditarmos em novas formas de aprendizagem, pois só assim conseguiremos valorizar mais o pôrque de passarmos anos de nossas vidas estudando isso é fazer valer! Por isso quando escolhemos uma profissão, é imprescindível gostar do que fazemos, aí tudo se torna mais interessante!

    ResponderExcluir
  4. Patrik, Desyrée e Lucas: gostei muito das reflexões de vocês!! Estes são os profes que queremos formar no IFRS - Campus Porto Alegre! bjs

    ResponderExcluir
  5. obrigado pelo comentário acima!
    A idéia de tudo é apenas localizar onde estão as falhas do ensino, para podermos responder porque esse tal "ensino capenga", achando o foco e, através das maravilhosas ciências da natureza achar uma forma de atrair o aluno, a fim de poder levar ao mesmo todo possível conhecimento, sem fazer disso um filme de terror.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O que infelizmente está faltando no ensino básico são professores que "se misturem" com os alunos, que além de ensinar, possam também aprender, ouvir o aluno, como José de Anchieta o fez. E a nossa meta tem que ser essa, fazer com que o aluno fique sedento de curiosidades para que possa evoluir, para que seja crítico com as coisas que não achar certo. E a partir de então poderemos nós, futuros professores, construir um diferente ensino.

    ResponderExcluir
  8. Desyrée, acredito que assim os futuros professores construirão não só um ensino diferente, mas sim modifiquem a própria sociedade por formar cidadãos com senso crítico e moral e sede de conhecimento.Sempre acreditei que o professor tem grande influência sobre os alunos, podendo mesmo mudar a maneira que eles vêem o mundo.Por isso acredito ser o professor o profissional capaz de mudar o amanhã.

    ResponderExcluir
  9. Acredto que tanto a matéria de ciências quanto qualquer outra e extremamente necessária para o aprendizado dos jovens. Todo conhecimento é bem-vindo e faz bem para a saúde de qualquer pessoa. Há pessoas que digam que é preciso praticar exercícios para se ter uma boa saúde, mas existe também a necessidade de exercitar o cérebro, é ai onde chegamos na ciência! Ela faz a pessoa ver e analisar o universo, contemplando as maravilhas contidas nele!!

    ResponderExcluir
  10. Boa colocação, se não vier dos professores a iniciativa de reformular o ensino vamos esperar que venha de quem essa iniciativa? Se a profissão é nossa (de vcs no caso heheh), somos nós que temos que valorizá-la.

    ResponderExcluir