Por diversos trabalhos a literatura foi usada como recurso para difundir teorias e conhecimentos do que seria considerado estudo da educação.Desde os tempos da Grécia antiga a educação já tinha uma linha de pensadores que fluia, linha essa que se deu com o advento dos médotos pedagógicos e filosóficos, que mais tarde viria a se aprofundar e mesclar-se com o catolicismo originando a Escolástica.
Mais tarde a sociologia viria a surgir trazendo seu nomes e fazendo análise da sociedade que usava desses conceitos abrangentes de educação.
Nomes notáveis dos processos educacionais históricos do âmbito filosófico e sociológico:
Aristóteles, Platão, Émile Durkhein, Jean-Jacques Rousseau, Lev Vigotsky, Jean Piaget, Paulo Freire, dentre muitos outros.
Na literatura tradicional sempre houveram muitas citações do que seria uma maneira clássica e tradicional do ambiente escolar, contexto que também foi transposto para as telas do cinema.
Escrevo isso porque estava lendo algumas frases escritas pelo quadrado mágico da literatura intimista contemporânea e me deparei com uma citação da escritora inglesa Virginia Woolf:
"Envia-se um menino à escola para fazer amigos, do tipo certo."
Li essa frase várias vezes e fiquei pensando no papel da escola e se realmente ela faz com que os alunos se tornem seres melhores ou se isso é apenas consequência de uma atividade que visa apenas distrair as crianças de um mundo perigoso.
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Bom, acho difícil falar sobre o papel da escola. Principalmente se levar em conta que a escola não está inserida em um ambiente utópico e uniforme, mas sim na sociedade atual, diversificada e compexa.
ResponderExcluirA escola,acredito,é em sua definição mais básica um local de aprendizado e crescimento. Nela, os alunos aprenderiam tudo o que necessitariam para conseguir um lugar na sociedade.Até aí tudo bem, na teoria tudo é muito simples.
Na prática isso fica um tanto complexo pois a tentativa de inserir este modelo institucional e regrado de escola em uma sociedade tão cheia de diferenças e problemas socioeconômicos mostra-se um tanto quanto infrutífera. Basta nos atermos aos problemas como a miséria e as drogas para entendermos o porque. Muitos acabam por não se encaixar neste modelo, por estarem fora do padrão o qual a escola consegue atingir e conformar aos moldes da sociedade, seja por problemas sociais, culturais, econômicos. Estes acabam por ser excluídos, marginalizados e desprezados. Acabam por se tornar os "maus elementos",aqueles com que não desejamos que nossos filhos se envolvam.Então os mandamos à escola, pois sabemos que lá eles vão ser apresentados a um mundo muito conveniente, onde sabemos que os que se adaptam mais continuam e os "maus elementos" não ficam muito tempo.
A mim parece irônico que mandemos nossas crianças à escola para que elas se afastem daqueles que a escola não consegue ajudar.
Gabrielli Pio
ResponderExcluirÉ Patrik, ainda bem que tem gente como nós pensando nisso. Em nosso blog também levanto a questão da violência na escola e como se modificou o aluno. Hoje em dia os pais simplesmente enviam os filhos para a escola por enviar, são poucos os que se preocupam com o que eles estão aprendendo ou com quem estão se relacionando. A esola virou ponto de tráfego e violência gratuita (não generalizando claro!).
Tomara que a gente debata isso em aula!
Leandra
ResponderExcluiracredito que a escola seja um lugar de formação de cidadãos, um ambiente para comprendermos o mundo, desenvolver intelectualmente e aprendermos a viver socialmente aceitando e convivendo com as diferenças. Nela misturam-se diferentes classes sociais, etnias, crenças. E infelizmente também há a formação de grupos de indivíduos com má indole que podem fazer com que um jovem tenha ações "erradas" para ser aceito por tal grupo.Então o perfil dos estudantes não dependem apenas da escola, mas principalmente do ambiente que vivem além do escolar.
achei interessante tua observação patrik, sabemos até o momento que a escola nos proporciona o conhecimento, e fica infiltrada uma idéia do funcional do estudante em uma sociedade, quantos outros adendos podemos somar nesse proccesso de formação do individuo, quando a gabrielli fala da violência nos vêm a imagem principalmente da nossa escola pública inserida para extrai o a sociedade que ainda se encontra a margem, mas quando o processo inverso pode ocorrer, nós como futuros professores de ciência não podemos deixar que isso ocorram, precisamos nos preparar para isso e tornar o nosso ambiente de trabalho um ambiente de crescimento apenas e não de transgressão
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