FRACASSO/ SUCESSO:
UM PESADELO QUE PERTURBA NOSSOS SONHOS
Arroyo, Miguel G.
Arroyo fala que o fracasso escolar é como um pesadelo, não tem como fugir dele, as altas porcentagens de repetências, de evasões, reprovações. Mesmo que as bases de dados digam que essas porcentagens diminuem o fracasso sempre continua e, como estamos em uma época em que queremos renovar nossas propostas pedagógicas não podemos deixar o fracasso escola nos atrapalhar.
O fracasso escolar está associado ao fracasso social, da exclusão das instituições sociais, que podem ser consideradas como as mais diversas, tendo como função a democratização de direitos como política, os hospitais, as fábricas, as igrejas, as escolas (...) Mas ao mesmo tempo, percebe-se o quão difícil é fazer reformas em um ambiente em que a cultura da exclusão, da seletividade, da reprovação está fortemente materializada em nossa sociedade, como os preconceitos de racismo, idade, gênero, classe. Como as provas das quais as pessoas fazem, das disciplinas que são duras ou não. Onde a sociedade é seletiva, peneiradora que exclui quem não se enquadra.
Mas como toda essa seletividade que está tão junta a nossa cultura social, política, também em nossa cultura escolar e profissional há também um grande avanço na formulação de novas políticas, que só pelo fato de estarem interessadas a mudar essa situação de fracasso escolar podem ser consideradas um avanço significativo e inovador.
O que se deve fazer é repensar a nossa cultura de seletividade e pensar um pouco no desenvolvimento humano, pois estamos em um tempo em que o crescimento da exclusão social, marginalização da infância e da adolescência está tomando espaço e, o que se pode ser feito é que reeduquemos a nossa cultura para que não seja a cultura de seletivista não se incruste cada vez mais em nossa sociedade, mas que nossa cultura seja oportunista!
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